AGOSTO/2020 – Cementoblastoma – XLIX

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Editorial

Publicação Mensal Interna da Papaiz – Edição XLIX – Agosto 2020

De acordo com a classificação mais atual da Organização Mundial da Saúde (2018), o Cementoblastoma é uma neoplasia benigna de origem mesenquimal – tecido conjuntivo embrionário que, em sua fase desenvolvida, transforma-se em fibroblasto.

Alguns pesquisadores acreditam que o cementoblastoma seja a única neoplasia verdadeira entre as lesões cementárias. Trata-se de um tumor raro, correspondendo a 1% de todos os tumores odontogênicos. Embora não pareça haver predileção por gênero, o sítio mais frequentemente acometido é a região de primeiros molares inferiores.

Radiograficamente, observa-se envolvimento do ápice radicular, com densidade mista (radiopaca e radiolúcida). Costuma apresentar conformação circular, com presença de um halo radiolúcido em sua periferia, representando uma área não mineralizada; pode haver aumento de volume e rompimento de corticais. E por ter origem no cemento, outra característica radiográfica importante é a perda da definição do tecido radicular envolvido: no cementoblastoma, não é possível determinar, imaginológicamente, onde “termina” a raiz e “começa” a lesão; este aspecto é muito importante porque permite excluir uma série de outras patologias no diagnóstico diferencial, como a displasia cemento óssea periapical, tão frequentemente observada na prática clínica.

O tratamento do cementoblastoma é a excisão completa da lesão juntamente com a exodontia do dente envolvido. A incompleta remoção da entidade, ou curetagem, podem levar a recidivas.

 

 

 

 

 

Imagem de densidade mista envolta por halo hipodenso associada às raízes do dente 46. Há aumento de volume e descontinuidade das corticais vestibular e lingual adjacentes e há perda de definição do tecido radicular correspondente ao elemento envolvido. Cementoblastoma.

 

 

Referências Bibliográficas

 

-Chrcanovic BR, Gomez RS, Cementoblastoma: an updated analysis of258 cases reported in the literature, Journal of Cranio-Maxillofacial Surgery (2017), doi: 10.1016/j.jcms.2017.08.002.

Xu L, Liu Y, Luo J, Jiang M, Guo W, Zheng G. Analysis of Clinical and Imaging Findings in Cementoblastoma Hua Xi Kou Qiang Yi Xue Za Zhi. 2015 Aug;33(4):419-22. doi: 10.7518/hxkq.2015.04.020

-Papaiz EG, Capella LRC, Oliveira RJ. Atlas de Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico para o Cirurgião dentista. São Paulo: Editora Santos, 2011. Capítulo 8 (Tumores Odontogênicos). Pags. 105-122.

-Huber AR, Folk GS. Cementoblastoma. Version 2. Head Neck Pathol. 2009 Jun;3(2):133-5. doi: 10.1007/s12105-008-0099-5. Epub 2008 Dec 30.

Este post tem 2 comentários

  1. ALFREDO DA SILVA FORTES

    Achei interessante o artigo.

  2. wumyckpnid

    Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

Os comentários estão encerrados.